sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Colônia Africana - Um reduto carnavalesco de Porto Alegre

A "Colônia Africana", assim chamada, era um local da cidade que retrata também, o contexto histórico do nosso carnaval Portoalegrense. Uma característica importante é que lá, também era o local onde negros libertos foram morar após abolição.
Assim, como no Areal, surgiram da Colônia grupos carnavalescos que de certa forma contribuíram para difusão e propagação do carnaval popular da cidade. Da colônia Africana surgiram grupos carnavalesco importantes para história. Podemos citar alguns, como Aí-vem-a-Marinha, Prediletos, Embaixadores, Namorados da Lua e muitos outros que estão perdido na memória.
A Colônia Africana era o bairro do famoso Salão Modelo (tambem chamado do Ruy), situado na esquina entre as ruas Casemiro de Abreu e Esperança. Com exploração imobiliária, a Colônia aos poucos foi perdendo seu espaço. Para termos uma idéia da quanto a negritude foi lesada, hoje o local é conhecido com nomes pomposos como bairro Rio Branco, Mont´Serrat e adjacências. O fato é que os negros foram expulsados discriminadamente desses lugares. Exemplo, vivo dessa máquina mutiladora chamada "Opressão" encontramos com a territorialidade da Familia Silva , no Bairro três figueiras, onde a população vizinha constantemente oprime para com sua saída do local.  
Os grupos, corsos, ranchos, tribos, agremiações, pessoas, simpatizantes, admiradores, fundadores, organizadores e tudo que concerne no carnaval de rua da cidade, como os locais etnoculturais, são marcos importantes e fundamentais no contexto histórico do carnaval de Porto Alegre. É lamentavel que muitas das culturas populares estejam extintas da nossa atualidade.
Nosso carnaval Portoalegrense como vimos nas postagens anteriores, vem evoluindo no sentido de transformações estéticas, espetaculares etc, mas perdendo muito sua beleza maior, a identidade de carater popular. Não estou generalizando, mas explicitando fatos ocorridos, vividos e exclamados por quem conhece, conheceu e viveu os carnavais antigos da capital gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário