quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A origem do carnaval de Porto Alegre

Na história do carnaval de Porto Alegre, temos como marco inicial a influência do entrudo, tal brincadeira popular e ingênuamente estúpida introduzida no país pelos portugueses.
Segundo Heitor Carlos Sá Britto, o carnaval do entrudo após anos de proibições e liberações, perdera seu uso com surgimento das Sociedades Esmeralda e Venezianos, em meados de 1870. Essas duas sociedades eram proveniente do modelo carioca, onde as elites no Rio de janeiro em meados de 1830, começaram a copiar carnaval de paris, seguindo o formato dos bailes de mascaras, bailes a fantasia ou Bals Masques, as Sociedades Carnavalescas, também chamadas de Clubes Carnavalescos, Grandes Sociedades, ou simplesmente Sociedades, são as primeiras manifestações históricas que redundariam na criação do carnaval de Porto Alegre.
Por volta de 1900 Os venezianos e Esmeralda desbancam o entrudo de vez e mudam o rumo do carnaval em Porto Alegre. Dividida nas cores vermelho e branco, os Venezianos apresentavam um saudável carnaval de salão. No mesmo contexto festivo, a sociedade Esmeralda de verde e branco, também proporcionava excelentes bailes carnavalescos. A disputa entre as mesmas seria evidente, e na simpatia para com seus públicos conquistavam adeptos até do futebol, como fez os Venezianos, congregando suas cores com a Fundação do Sport Club Internacional, em meados de 1909.
O fato fundamental para com a história do carnaval de Porto Alegre, parte daqueles que não se simpatizavam com o carnaval de salão e prestigiavam de certa forma o carnaval proporcionado na rua, onde alguns locais na cidade, era de assídua aglomeração.
Na historia do nosso carnaval gaúcho os bairros Cidade baixa (Menino Deus, Azenha), Colônia Africana, (atual bairro Rio Branco), Bairro Santana e vizinhança, são os primeiros e principais focos do carnaval de rua da cidade.
Através dos bairros pobres, como o "Areal da Baronesa" , assim chamado por ser na beira do rio, uma praia, posteriormente aterrada , onde hoje é a Praça Conego Marcelino, na qual tem esse nome por antigamente pertencer a Baronesa (esposa do Barão de Gravataí), surgira o que caracterizamos de carnaval mais popular.
Fato inportante do Areal, estava no grande numero de negros que ali fixara residência, pois retratava de certa forma territorialidade dos escravos após a abolição da escravatura. Sem saber para onde ir as comunidades negras se estabeleceram nestes locais e ali concentraram sua cultura, bem como seus costumes, festas, tradições etc. A partir de 1930, o Areal tornara-se, digamos assim, a "nata" do Samba, um grande reduto negro carnavalesco que com o passar dos tempos foi concentrando grandes grupos de manifestações populares. Segundo os especialistas, já se tem noticias na época de alguns nomes dos grupos de carnaval: Ases do Samba, Nós os Comandos, Seresteiros do Luar, Nós os Democratas, Viemos de Madureira, Tô com a vela e outros.
Há nível histórico o Areal é uma referência importante do carnaval de Porto Alegre, pois dera origem á vários grupos carnavalescos, como Os Imperadores do Samba, bem como os primeiros coretos populares de bairro, Os Caetés "primeira tribo carnavalesca" e principalmente ao primeiro Rei Momo Negro da cidade, o Rei. Negro, conhecido na época por (Seu Lelé). Dentre essas manifestações populares carnavalescas importantes no contexto histórico do carnaval cidade, foi o surgimento das Tribos carnavalescas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário