quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Música e expressão Corporal


O ritmo africano está presente no mundo inteiro. Não só no Brasil, o africano também contribuiu na musicalidade de várias culturas, estilos e gêneros musicais. No andar das diluições dos ritmos, estilos, sons, coreografias, danças, folguedos pelo mundo afora, encontramos o Tango.
O tango é um dos ritmos mais bonitos e sensuais de todas as danças e está entre os preferidos por dançarinos do mundo. Apesar de atualmente ser conhecido como o ritmo característico da Argentina, a origem do tango está na África.
Os negros escravos levados de lá para a América Central, levaram consigo seus principais costumes, dentre os quais uma dança denominada Tangano. Com a migração desses negros para o sul, o Tangano foi levado para a região do Rio da Prata, tornando-se muito popular entre as pessoas da zona portuária. Por volta do século XIX, o Tangano se desenvolveu no que ficou conhecido como o Tango Argentino. Alguns pesquisadores dizem que a palavra tangó é de origem africana e que significaria algo parecido a quilombo em português, um lugar de aglomeração dos escravos para dançar e fazer seus ritos religiosos com instrumentos de percussão.
Estes escravos do litoral do Rio de la Plata por volta de 1850, eram imitados e caçoados em sua forma de dançar pelos compadritos do lugar. Compadritos eram imigrantes, gente do campo e recém chegada a cidade, ainda com costumes gaúchescas. Desta imitação, saiu algo original mas muito distante do tango que conhecemos hoje. Em cima desta maneira de bailar, puseram uma musica desconhecida até o momento, que era mistura da habanera, tango andaluz y milonga.
O tango em sua evolução histórica nasce primeiro como forma de baile, depois como música e por ultimo como canção. Primeiramente, o tango foi dançado apenas por pessoas das classes mais pobres, pois era discriminada pelos ricos. Por volta de 1910, houve uma transformação de caráter do tango, o que o tornou posteriormente aceito por toda a comunidade. Na época formavam-se os primeiros grupos de tocadores de tango, cujo instrumento fundamental era o bandoneon, uma espécie de acordeão semelhante a gaita gaúcha. Com o passar do tempo, foram juntando-se ao bandoneon o piano, o violino, a guitarra e o contrabaixo.
Hoje ao desfrutarmos de seus encantos, nos encantamos com a arte de um povo, que nem menos imaginamos, nem mesmo enxergamos, mas que sentimos, ouvimos, cantamos e dançamos no seu ritmo maravilhoso. Embora muito pouco referenciado como cultura negra, o tango é um ritmo de origem negra, cuja sua trajetória, incorporou vários engredientes musicais de diferentes etnias, até chegar ao gênero musical de hoje.

Fonte : Escola de Música e harmonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário