quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Como surgiu o carnaval?

Resgatando um pouco das nossas alegrias e sentimentos, revelamos muito da nossa historia. Nessa viagem louca de surpresas e emoções encontramos inumeras razões de ser, estar e poder ser feliz, numa única sensação de êxtase e total liberdade. Assim é o "carnaval". Vamos entender como tudo isso acontece e como essa festa popular surgiu no tempo. Vamos dar um giro nos fatos começando pelo o inicio de tudo que concerne dessa manifestação popular, ou seja, o que historicamente deu origem ao que chamamos hoje de Carnaval.
As primeiras manifestações, não propiamente carnavalescas, que de certa forma contribuiram para que esse tipo de festa difundi-se pelo mundo, tem suas origens na idade antiga, onde as festas profanas regidas pelo ano lunar, continuavam recuperadas por determinadas tradições religiosas. O cristianismo, por exemplo, por costumes, começava sua festa no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma. Para o nosso conhecimento e compreenção a quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. A quaresma significa o Período em que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes relembram os 40 dias de Jesus Cristo no deserto e convida seus fiéis a um período de penitência e meditação. No entanto, as festas profanas eram marcadas em datas anteriores a esses períodos, e no termino dos mesmos, passando a ser chamados de "adeus a carne" ou "carne vale", o que originou mais tarde o termo carnaval.

Através dos anos durante o período de carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada povo, região brincava a seu modo e de acordo com seus costumes. O carnaval conteporâneo, feito de desfiles e fantasias, é repercussão da sociedade vitoriana do século XIX. Na história, Paris é o grande modelo exportador do produto carnavalesco para o mundo. Algumas Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e principalmente Rio de Janeiro inspirararam-se no carnaval francês.
Hoje o carnaval do Rio de Janeiro, no Brasil, é considerado um dos mais bonitos e importantes desfiles de carnaval do mundo. Há também outros países com forte tradições carnavalescas, como Portugal e seus carnavais de Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Sines, e principalmente Torres Vedras, possuindo o carnaval mais antigo e mais português do país, mantendo-se popularmente fiel à tradição com a rejeição de outros sambas estrangeiros. Muitos pesquisadores discutem que o carnaval tem raízes históricas remotas aos bacanais e aos festejos similares em Roma. Alguns historiadores chegam a relacionar o carnaval a celebrações em homenagem à deusa Ísis ou ao deus Osíris, no Egito antigo. Uma outra teoria acredita que a festa iniciou-se com a adoção do calendário cristão. Em Roma havia uma festa, a Saturnália, em que um carro no formato de navio abria caminho em meio à multidão, que usava máscaras e promovia as mais diversas brincadeiras. Essa festa foi incorporada pela Igreja Católica, e segundo alguns a origem da palavra carnaval é carrum navalis (carro naval). Essa etimologia, entretanto, já foi contestada. Hoje o que é mais aceite dentre os pesquisadores, é teoria que liga a palavra "carnaval" à expressão carne levare, ou seja, afastar a carne, uma espécie de último momento de alegria e festejos profanos antes do período triste da quaresma. Entretanto, em 1091 a data da Quaresma foi definitivamente estabelecida pela Igreja Católica. Como consequência indireta disso, o período de Carnaval se estabeleceu na sociedade ocidental, sofrendo, portanto, certa oposição da Igreja, na Europa. Embora, alguns papas tenham permitido o festejo, outros o combateram vivamente, como Inocêncio II. È importante ressaltarmos que em conseqüência do Renascimento o Carnaval adotou o baile de máscaras, e também as fantasias e carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato que encotramos hoje pelo mundo, que se preserva especialmente em regiões da França, Itália e Espanha. De primeiro momento essas informações são importantes para compreendermos como o carnaval surgiu nos tempos. O Carnaval, há nível de pesquisa é ambíguo, no entanto, a pecualiridade fica critério de cada um. Por enquanto, historicamente, esses são os principais fatores no que concerne origem do Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário