segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Nosso Som brasileiro

O povo brasileiro sempre foi musical. Três raças contribuíram para eclosão da musica brasileira. O índio dentre outras relevâncias significativas, teve importante influência nesta estrutura e composição da nossa música. A partir de uma gama de palavras nativas, organizou-se com o passar dos tempos um rico e diversificado vocabulário, muito usado, expresso, sentido e interpretado nas mais variadas canções, gêneros, ritmos, folguedos pelos cantos do Brasil.
O negro imprimiu um ritmo acentuado, extrovertido, sensível, forte, intenso, entretanto suave aos ouvidos mais apurados. Dos milhões de negros, que entraram no Brasil tiveram papel de destaque na formação da alma e sentimentos brasileiros. O que seria da música brasileira sem o caráter dramático, feiticista e intuitivo do africano que se exprime quando tocado, dançado, invocado, louvado, amado, enfim, como explicar a harmonia e melodia extraída dos diversificados instrumentos musicais pelos músicos negros que nunca estudaram música?
A influência branca, isto é, tanto portuguesa, espanhola, quanto francesa, italiana e outras imigrantes, também contribuíram no contexto musical. Segundo Mário de Andrade, os portugueses fixaram o tonalismo harmônico. De Portugal vieram os instrumentos e a literatura musical europeia. Por intermédio dos espanhóis abstraímos boleros, fandangos, habaneras e zarzuelas. Com os latinos-americano conhecemos o percón e posteriormente o tango. Dos italianos, incorporamos a valsa. Dos escoceses e poloneses, conhecemos o xótis e a polca.
Apesar do rico material etnocultural, sofremos forte influência do jazz-norte americano, e nos iludimos na tentativa de um novo gênero, bem como uma música que representasse o som Brasileiro definitivamente, que tivesse reconhecimento maior e repercutisse mundo afora. De certa forma rotularam uma espécie de jazz-brasileiro, com o intuito de legitimar nossa música. Logo denominaram um novo som de Bossa Nova. A imitação por um lado deu resultado, mas por outro, não ostentou o som brasileiro. Contudo, todo chover sucessivo de liras populares estrangeiras sobre o povo brasileiro veio alimentar-lhe, ainda mais, o pendor pela musica. Todo esse copioso e variadíssimo material, amalgamou-se, e no ultimo quartel do século XVIII, produziu os primeiros espécimes eruditos da musica brasileira.
Hoje, século XXI uma vasta gama de sons se propaga em cada canto do país. Cada ritmo, harmonia e melodia etnocultural, tem sua sinfonia fundamental no pentagrama da Musica Nacional Brasileira, esta dita e conhecida muita vezes como MPB. Portanto, eis aqui o nosso som, o nosso ritmo, a nossa batucada, a nossa alma, o nosso sentimento, o nosso coração, a nossa irreverência, a nossa contribuição musical negra neste imenso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário