sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O Carnaval de Porto Alegre - História

Assim como as Tribos Carnavalescas outras manifestações populares contribuiram de certa forma para a propagação, bem como o prestigio do carnaval de rua em Porto Alegre.
Na história do nosso carnaval gaúcho temos as manifestações dos blocos carnavalescos " humorísticos". Esses blocos por sua vez disfilavam pelas ruas da cidade em meados da década de 60, e sua característica principal eram suas mensagens de alto teor político, que de certa forma importunava as elites e autoridades da época. Dentre os que marcaram a história podemos citar, To com a vela, Canela de Zebu, Te arremanga e Vem, Saímos sem querer, Tira o dedo do pudim e outros. A extinção destes grupos carnavalescos atribui-se a influência do modelo carioca das escolas de samba com sua beleza espetácular . A critica aguda contra política pesou um pouco. Os blocos humoristicos foram eliminados pela prefeitura em 1970.
Do carnaval portoalegrense também temos como ênfase histórica, as bandas, que de certa forma fortaleceram o carnaval de rua. Dentre delas retratamos algumas como, a DK, Saldanha Marinho, Medianeira, Por causa de quê, Areal da baronesa, JB, Filhos da Candinha, Comigo ninguém pode, IAPI, e muitas outras perdidas na memória histórica de Porto Alegre. Seja como for, elas contribuiram para com o crescimento do carnaval de rua da capital. Muitas delas desapareceram ou se transformaram em escola de samba. Um estaque também de menção honrosa, são as Muambas, uma característica exclusiva do carnaval de Porto alegre.
Antigamente, segundo Heitor Carlos Sá Britto, a Muamba era uma forma de arrecadar dinheiro para o desfile oficial e ocorria em diversos pontos da cidade. O pavilhão da escola era carregado aberto e as pessoas jogavam moedas ali. Em 1977, Guilherme Socias Villela, Prefeito, oficialisou as Muambas que de certa forma perderam assim essa espontaniedade. Segundo Luciana Prass, a Muamba consiste num ensaio geral, tantos dos blocos, tribos, quanto agremiações ou escolas de samba. São caracterizadas pela aglomeração do povão que vem atrás fazendo alegria e dando apoio moral as suas agremiações de prestígio. Geralmente a Muamba antecede o carnaval, servindo como uma passagem técnica do desfile oficial. Uma das atuais polêmicas do carnaval de Porto Alegre, parte na formulação de um Desfile Técnico, pra variar como o modelo do Rio de Janeiro. É bom termos cuidado com o que é nosso e exclusivamente daqui. por que esse é um dos motivos, do por que que nossas culturas mais populares, vão sumindo do carnaval de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário